quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PETECA e BADMINTON - Aprendendo sobre Peteca e Badminton.


HISTÓRIA DA PETECA


Registros no passado mostraram que a Peteca, como recreação, era praticada pelos nativos brasileiros, mesmo antes da chegada dos portugueses. Consequentemente, nossos antepassados, através de sucessivas gerações, também a praticaram, fazendo chegar essa recreação indígena a todo o território brasileiro.
Nos jogos da V Olimpíada realizada na Antuérpia, capital da Bélgica, em 1920, os brasileiros que pela primeira vez participavam de uma Olimpíada, levaram petecas, para aquecimento de seus atletas, atraindo numerosos atletas de outros países, interessados na sua prática. Revela-nos o registro da época, que o Dr. José Maria Castelo Branco, chefe da Delegação Brasileira, viu-se, momentaneamente, embaraçado pelos insistentes pedidos de regras formulados por técnicos e atletas finlandeses que, evidentemente, demonstravam interesse pela nova atividade desportiva. Coube a Minas Gerais a primazia de dar-lhe sentido competitivo, realizando jogos internos nos clubes pioneiros de Belo Horizonte.
Da rua, da grama ou da areia para as quadras, transformando essa recreação em esporte, aconteceu em Belo Horizonte, na década de 1940.
Em 1973, surgiram as regras da peteca, dando margem para a fundação da Federação Mineira de Peteca – FEMPE, em 1975, confirmando, assim, o pioneirismo de um esporte nascido e desenvolvido entre nós. Como positivo respaldo, há muitas publicações como livros, revistas, informativos, panfletos e reportagens que enfatizam as vantagens da prática desse esporte e que pode ser jogado por crianças e adultos sem limite de idade, sendo sadio e atraente para os dois sexos, cuja velocidade é decorrente da homogeneidade dos contendores. Assim, em 1978, o Mobral, editou o livreto “Vamos Jogar Peteca”, admirável publicação dos técnicos do Centro Cultural e do Grupo Executivo da Campanha “Esporte Para Todos” – GECET, do Ministério da Educação, sob a supervisão da Profª. Maria Luíza Gonçalves Cavalcanti. Posteriormente, também a Secretaria de Educação Física e Desporto do MEC, teve uma parcela de marcante colaboração, divulgando essa prática em todo o território nacional, com sucesso.

Fonte: site da Confederação Brasileira de Peteca,



Veja algumas das principais regras da Peteca

Regra 2 – Da rede, suas dimensões, acessórios, cores, posição e postes

2.1 – A rede tem a dimensão de 7,80 metros de comprimento por 60 cm de largura e os quadrados da malha devem medir aproximadamente 4 cm por 4 cm, devendo ser tecida com nylon ou material similar, com debrum de 5 cm de largura como acabamento na parte superior.
2.2 – A rede deve ter, preferencialmente, a cor amarela, podendo ser aceitas outras cores, desde que não prejudiquem a realização do jogo.
2.3 – A rede deve ser instalada numa altura uniforme de 2,43 metros para jogos da categoria Masculino e 2,24 metros para o público Feminino.
2.3.1 – Para jogos da faixa etária masculina até 12 anos, a rede deve ser instalada na altura uniforme de 2,24 metros.
2 2.4 – É permitida uma variação máxima de dois centímetros na altura da rede, entre seu ponto central e os pontos laterais, que coincidem com a projeção vertical nas linhas laterais.
2.5 – Os postes destinados à sustentação da rede devem estar fixados a, no mínimo, 50 cm de distância das linhas laterais.
2.6 – Por medida de segurança, é obrigatória a instalação de proteção nos postes laterais de sustentação da rede durante a realização de partidas de competições oficiais.

                             Altura categoria masculino: 2,43m e 2,24m feminino,
                                                           as mesmas do voleibol.


Regra 6 – Da formação das duplas, dos atletas e limites de inscrição

6.1 – O desporto da peteca é um jogo para ser disputado por duplas ou por equipes compostas por um único atleta (simples).
6.1.1 – O jogo de duplas não pode ser realizado com apenas um atleta.
6.1.2 – Para as categorias Máster Feminina e Máster II e III Masculinas é permitida a inscrição de até 3 atletas.
6.1.3 – Os atletas que optarem pela disputa da Categoria Profissional no Campeonato Brasileiro não poderão competir em qualquer uma das demais categorias nesta mesma competição.
6.2 – O Regulamento de cada competição deve definir a forma de composição das equipes, se duplas ou simples.
6.3 – Os atletas devem comparecer aos jogos trajando uniforme composto de camisa ou camiseta, calção para o masculino, bermuda ou short para o feminino, meias e tênis.
6.4 – As camisas ou camisetas e os calções, bermudas ou shorts devem ser iguais para os integrantes da equipe e as meias devem ser da mesma cor, podendo ser desprezados os detalhes.

Regra 7 – Da definição do ponto e tomada do saque

7.1 – O jogo de peteca é disputado no sistema de ponto direto com tie-break.
7.1.1 – A equipe que saca tem o tempo oficializado em vinte segundos para a conquista do ponto em disputa.
7.1.2 – Se a equipe que sacou não concretizar o ponto no tempo oficial de 20 segundos, será contado ponto para a equipe adversária.
7.1.3 – A equipe vencedora do ponto continua sacando até que essa situação mude ou que o jogo termine.
7.1.4 – A contagem do tempo oficial da posse da peteca será sempre reiniciada depois de cada ponto conquistado ou do término desse tempo, situação em que o direito do saque passa para a equipe adversária.
7.1.5 – O ponto em disputa somente se define por decurso do tempo oficial da vantagem ou quando a peteca tiver caído no chão, independendo se ela vier a cair fora dos limites da quadra ou na própria quadra de quem a tocou.
7.1.6 – Comete falta o atleta que, nessa circunstância, tocá-la antes dessa definição.
7.1.7 – Se a peteca tocada passar por baixo da rede e, de forma inequívoca, não restar dúvida sobre a definição do ponto, o árbitro deve encerrar a disputa do ponto assim que ela cruzar o plano vertical ideal projetado pela rede, mesmo que toque em qualquer atleta ou por ele seja tocada.


                                               Partida de duplas - Peteca.

Regra 8 – Do jogo, dos sets, pontuação, tempo, desempate e troca de lado

8.1 – O atleta deve conhecer as regras do desporto da peteca e cumpri-las com rigor.
8.2 – A partida é definida em melhor de três sets, consagrando-se vencedora a equipe que ganhar dois sets.
8.3 – Os dois primeiros sets se resolvem quando uma das equipes atingir a marca de 25 (vinte e cinco) pontos, com uma diferença obrigatória de dois pontos.
8.4 – É considerada vencedora do set a equipe que:
8.4.1 – Nos dois primeiros sets, completar a marca de 25 (vinte e cinco) pontos, sempre com uma diferença obrigatória de dois pontos.
8.5 – O terceiro set, quando houver, se resolve quando uma das equipes atingir a marca de 15 (quinze) pontos, sendo sempre necessários dois pontos de diferença para essa definição.
8.6 – Em caso de força maior ou de necessidade justificada, a critério da CBP ou das entidades regionais de administração do desporto, o número de pontos, o tempo oficial do saque e o número de sets podem ser modificados antes do início das competições ou no decorrer de suas fases, não implicando, dessa forma, desrespeito ao regulamento.
8.7 – A escolha da quadra deve obedecer à seguinte ordem:
8.7.1 – No primeiro set os capitães tiram a sorte para opção de escolha da quadra ou do saque, sendo que quem escolhe uma alternativa cede a outra.
8.7.2 – No segundo set não deve haver troca de posições e as equipes permanecem na quadra como terminaram o primeiro set, mas o saque passa à equipe que não iniciou sacando.
8.7.3 – No terceiro set, quando houver, o árbitro principal procede a novo sorteio para escolha da quadra ou do saque.
8.8 – Nos dois primeiros sets, as equipes trocam automaticamente de lado na quadra assim que uma delas atingir a contagem de 12 (doze) pontos.
8.8.1 – No terceiro set, quando houver, as equipes trocam de lado na quadra assim que uma delas atingir 8 (oito) pontos.
8.8.2 – Na troca de lado da quadra pelas equipes é obrigatório um tempo técnico de um minuto.
8.9 – Os pontos são assinalados pelo árbitro principal ou seu auxiliar.
8.10 – O árbitro principal anunciará o placar após a definição de cada ponto, preservandose, dessa maneira, a ordem e a segurança na contagem dos pontos, ficando proibidas quaisquer anotações de pontos na súmula sem seu pleno conhecimento.
8.10.1 – A responsabilidade pelo anúncio de cada ponto do placar pode ser transferida pelo árbitro principal a seu auxiliar, ficando dispensada quando houver placar para o público.
8.11 – Cada equipe pode pedir, por set disputado, no máximo dois tempos de um minuto cada.
8.12 – No pedido de tempo por uma equipe, o árbitro principal concede uma interrupção na partida, com a duração máxima de um minuto, desde que a peteca esteja fora de jogo.
8.13 – Durante a partida, se a equipe for composta por um trio, é permitido o rodízio ilimitado entre os seus três atletas, desde que a peteca esteja fora de jogo.
8.13.1 – O rodízio dos atletas independe de autorização do árbitro.
8.14 – Durante a partida, quando for o caso, o terceiro atleta e o treinador devem permanecer sentados no banco de reserva, ou de pé na área previamente determinada pelo árbitro principal, e não podem dar instruções aos atletas de sua equipe, salvo quando houver pedido de tempo.
8.15 – É de três minutos o tempo de intervalo entre os sets de uma partida.
8.16 – As equipes têm direito a, no máximo, cinco minutos para aquecimento na quadra antes do início da partida.

Regra 12 – Dos toques, consequências e interpretações diversas

12.1 – No decorrer do jogo, em qualquer circunstância, a peteca só pode ser batida com uma das mãos, uma única vez e por um único atleta.
12.2 – A peteca que, durante o jogo, toca na fita superior da rede ultrapassando-a, inclusive no saque, é considerada em jogo.
12.3 – Se numa jogada, inclusive no saque, a peteca tocar a fita superior, ultrapassar a rede e nela ficar dependurada, sem cair no chão, o saque volta para a equipe detentora do mesmo e o árbitro principal considera os segundos até então decorridos.
12.3.1 – Se numa jogada, inclusive no saque, a peteca tocar a rede na sua parte superior e, sem cair no chão, nela ficar dependurada do lado da equipe que fez o toque, o saque é revertido para a outra equipe, com a contagem de ponto, se for o caso.

As demais regras da Peteca e as competições disputadas, podem ser consultadas no site da Confederação Brasileira de Peteca.

Fonte:

http://www.cbpeteca.org.br/regras-oficiais/

CONHEÇA O BADMINTON



Resultado de imagem para badminton
Raquete e Peteca do Badminton.



O Badminton é um esporte bastante curioso para nós brasileiros, porque não é um esporte que temos contato nas aulas de Educação , não vemos transmissões de partidas pela televisão e raramente encontramos uma quadra para badminton em clubes. Mas, vamos lá: você já ouviu falar no Badminton? Em poucas palavras, badminton é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é jogado com raquetes e, ao invés da bolinha amarela, o objeto a ser rebatido é uma peteca.




Imagem relacionada
                                                    BADMINTON - jogo de duplas.

O jogo é realizado em até 3 sets com 21 pontos marcados e o vencedor é aquele que conquistar 2 sets. Em caso de empate em 20x20, o jogo encerrará com uma diferença mínima de 2 pontos, caso a partida fique empatada em 29x29, o set encerra favorável àquele que conquistar o ponto 30 primeiramente. As partidas podem ser de categoria SIMPLES, com um adversário contra o outro ou na categoria DUPLAS, com 2 jogadores em cada lado.

Abaixo, acesse o link com as principais REGRAS utilizadas no Badminton, dá um like e colcabore com a divulgação.


Mais informações e oficiais, sobre a modalidade Badminton, acesse o site da Confederação Brasileira de Badminton.



Qualquer dúvida ou sugestão, envie mensagem no espaço reservado.
Professor Flávio Azevedo - 2018 - @flavinhoazevedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e esteja livre em dar sua opinião!