quarta-feira, 11 de outubro de 2017

FUTSAL - Aprendendo sobre o FUTSAL.



A História do FUTSAL
O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.
As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".
A Origem do futsal tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção.
1ª versão - diz que o Futsal começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar nas quadras de basquete e hóquei.

                                                  Fig. 1 - Criador do Futsal.

2ª versão - o futsal teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.
É importante lembrar que, devido a aspectos históricos, as primeiras regras do futebol de salão foram criadas pela Fifusa, que organizava as competições da modalidade inicialmente. Mas com o surgimento do futsal pela Fifa, alterações foram realizadas.

REGRAS BÁSICAS DO FUTSAL

A seguir, confira as principais regras do futsal de acordo com Livro Nacional de Regras da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), aprovado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol):

                                        Fig. 2 - Quadra de Futsal.

Foto Livro de Regras do Futsal. Fonte: site CBFS.
1 - QUADRA DE JOGO

Dimensões da Quadra

  • Um retângulo de 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 25 metros de largura;
  • Nos jogos nacionais das categorias adultas e Sub-20, a quadra deverá ter no mínimo 38 metros de comprimento por 18 de largura;
  • Nas partidas internacionais o mínimo são 20 metros de largura e máximo 25 metros de largura. E deve ter no mínimo 38 metros de comprimento e máximo de 42 metros.
Metas: Os chamados “gols” ficam localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de uma rede presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas (para impedir que a bola passe por ela). Os postes e travessões podem ser feitos com plástico, madeira e ferro e pintados em cores diferentes da quadra de jogo. Durante os jogos, não é permitido pendurar toalhas ou qualquer outro objeto nas redes para não atrapalhar a visão dos árbitros nos lances de gol.

Marcação da Quadra

As linhas demarcatórias devem ser visíveis e com 8 centímetros de largura, pertencendo as zonas que demarcam. Existem várias marcações numa quadra de futsal.
  • As linhas limítrofes de maior comprimento são chamadas de linhas laterais e as de menor de linhas de meta;
  • Uma linha deve passar pelo centro da quadra e ter um pequeno círculo no meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que sejam feitos o início e reinicio do jogo);
  • Outro círculo também é marcado no centro da quadra, esse maior que o anterior, com 3 metros de diâmetro;
  • Nos quatro cantos da quadra, no encontro entre linhas laterais e de meta serão demarcados ¼ de círculo com 25 centímetros de raio, local onde serão cobrados os arremessos de canto (escanteios);
  • As linhas demarcatórias fazem parte da quadra do jogo.  

  • ÁREA DE SUBSTITUIÇÃO
É uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos entram no jogo. É um retângulo que fica à 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra e possui 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do mesmo.
ÁREA PENAL
É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra e fica na frente dos gols. É um semicírculo de raio de 6 metros, tendo seus limites na linha de fundo. É diferente da área da cobrança da penalidade máxima porque o ponto de penalidade máxima fica, também à 6 metros da linha de fundo, mas na posição frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semicírculo.

TIRO DE CANTO

A marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que o último toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de círculo (90 graus), tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra).

TIRO LIVRE SEM BARREIRA

É uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que corresponde ao local onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira.


2 - BOLA DE FUTSAL


  • A bola deve ser esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado;
  • A circunferência da bola tem o mínimo de 62,5 centímetros e máximo 63,5 centímetros nas categorias adultas, Sub-20 masculinas e femininas; peso mínimo 410 gramas e máximo 430 gramas;
  • A circunferência da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros nas categorias Sub 17 e Sub 15, masculinas e femininas; peso mínimo 400 gramas e máximo 440 gramas;
  • A circunferência da bola tem o mínimo de 55 centímetros e máximo 58 centímetros nas categorias Sub 13, masculinas e femininas; peso mínimo 350 gramas e máximo 380 gramas;
  • A circunferência da bola tem o mínimo de 52 centímetros e máximo 55 centímetros nas categorias Sub 11 e Sub 09, masculinas e femininas; peso mínimo 300 gramas e máximo 330 gramas;
  • Para as categorias com idade inferior ao Sub 09, masculinas e femininasa circunferência da bola tem o mínimo de 49 centímetros e máximo 52 centímetros; peso mínimo 250 gramas e máximo 280 gramas;


                                     Fig 3 - Falcão.

O jogador brasileiro Falcão, foi eleito melhor do mundo pela FIFA em 2004, 2008, 2011 e 2012.

3 - NÚMERO DE JOGADORES

  • Um jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
  • Se uma das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
  • Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
  • As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.
Alteração Regras 2020/2021

Podem permanecer em aquecimento por vez no máximo cinco substitutos, por equipe. Os demais deverão permanecer sentados no banco de reservas. Todos os jogadores substitutos deverão estar usando coletes.

4 - EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES

O jogador não pode usar nenhum objeto considerado perigoso pelo árbitro. Exemplo: pulseiras, colares, anéis, alianças, piercing e brincos;
Os jogadores devem usar: camisa de manga curta ou comprida, calção curto, caneleiras, tênis feitos de lona, pelica ou couro macio, meias de cano longo;
Na entrada das equipes, os atletas devem ficar com a camisa dentro dos calções, sendo permitido ficarem de fora dos calções após o início do jogo;
O uniforme do goleiro deve ser em uma cor diferente dos outros jogadores;
Nas costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, serão colocadas numeração de 01 a 99, sendo vedada a repetição de números na mesma equipe.
Os membros da comissão técnica podem permanecer no banco de reservas usando bermudas desde que tenham uma identificação do clube nome ou escudo) ou agasalhos, desde que sejam uniformes do clube. Não será permitido uso de camisas sem mangas, sandálias ou chinelos, uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação eletrônica (rádio, telefone, etc...).

Alterações nas Regras 2020/2021

Outros equipamentos: Serão permitidos equipamentos de proteção não perigosos, como protetores de cabeça, máscaras faciais, joelheiras e cotoveleiras desde que sejam feitas de materiais macios, leves e acolchoados e óculos de proteção para todos os jogadores. Coletes: Os substitutos e os jogadores substituídos devem usar um colete por cima da camisa para serem identificados como tal. Da mesma forma, jogadores substituídos devem receber o colete do jogador substituto e usar, para concluir o procedimento de substituição. O colete deve ser de uma cor diferente das camisas da própria equipe e da equipe adversária.
Joelheiras e cotoveleiras: Se utilizados, as cotoveleiras devem ter a mesma cor principal das mangas da camisa, no caso das joelheiras devem ter a mesma cor principal do calção. Da mesma forma, eles não podem ser excessivamente salientes. Texto aprovado para o futebol e agora também se aplica ao futsal. 
* Introdução de sistemas de monitoramento eletrônico de desempenho. 
* Introdução de slogans, mensagens, imagens e publicidade, nas camisas dos jogadores desde que todas sejam iguais. 

5 - ÁRBITRO PRINCIPAL E AUXILIAR

O jogo terá árbitro principal e um árbitro auxiliar. Atuam em lados opostos, com o Árbitro Principal ficando ao lado do banco de reservas e os dois ficam em diagonal durante a partida, deixando a bola permanecendo sempre entre os dois. Os árbitros não podem usar relógios ou qualquer tipo de jóias.

Alterações Regras 2020/2021


Poderes e obrigações: Vão tomar medidas contra membros da comissão técnica que não agirem corretamente, podendo advertir verbalmente ou com aplicações de cartão amarelo ou vermelho e expulsá-los de quadra de jogo e de seus arredores, incluindo a área técnica. Se não for possível identificar o infrator, o treinador presente será sancionado na área técnica. Quando a equipe já não tem o treinador, o árbitro penaliza qualquer um dos membros da comissão técnica. Se um médico da comissão técnica cometer uma infração punível com expulsão, ele receberá o cartão vermelho, mas ele pode permanecer no banco de reservas. O árbitro após o jogo registra o fato em seu relatório. 

Equipamento do árbitro: equipamento obrigatório Os árbitros devem ter os seguintes equipamentos: * apito * cartões amarelos e vermelhos * Um bloco de anotações ou outro meio para registrar os incidentes do jogo, podendo ser no verso do cartão. Outros equipamentos: Os árbitros podem usar: * todos os tipos de equipamento de comunicação que permitem que ele entre em contato com outras pessoas ou membros da equipe de arbitragem. (fones de ouvido, intercomunicadores etc.) * sistemas de monitoramento eletrônico de desempenho ou outros dispositivos de controle de desempenho físico. Os árbitros são proibidos de usar qualquer outro equipamento eletrônico, inclusive câmeras. 

PODERES E DEVERES - Paralisar o jogo se na opinião dos árbitros, um jogador está gravemente ferido e assegurar-se que este jogador seja retirado de quadra.
- Um jogador lesionado, incluindo o goleiro, não pode ser atendido dentro da quadra de jogo e só pode regressar a quadra depois que o jogo seja reiniciado. Ele deve ingressar pela zona de substituição de sua equipe. As únicas exceções ao requisito de sair da quadra de jogo são quando: - um goleiro e um jogador de quadra se chocam e necessitam de atendimento; - Os jogadores da mesma equipe se chocam e necessitam de atendimento; - Ocorreu uma lesão grave; - Um jogador se lesionou com o resultado de uma falta pela qual o jogador adversário foi punido com cartão amarelo ou expulso. (Ex: uma falta temerária ou jogo brusco grave); - Se for marcado um tiro penal e o jogador lesionado será o cobrador. O jogador lesionado ou atendido dentro de quadra pela equipe médica, quando autorizado pelo árbitro, pode sair por qualquer parte da quadra. O colete de seu substituto deve ser entregue ao 3º árbitro/anotador ou treinador antes de entrar na quadra. 

CONTAGEM DOS QUATRO SEGUNDOS A contagem de todos os quatro segundos deve ser em movimento do braço saindo da altura do peito para a lateral e indicando com os dedos a contagem dos segundos. Não se sinaliza mais com a mão estendida acima da cabeça para não confundir com o tiro indireto.  

6 - 3° ÁRBITRO/ANOTADOR E CRONOMETRISTA

Eles trabalham em uma mesa que fica fora da quadra. O cronometrista acompanha e controla o tempo de jogo. Já o anotador trabalha examinando as fichas de identificação dos jogadores e comissão, registra as faltas cometidas pelas equipes, controla infrações, anota na súmula as ocorrências do jogo, etc.



Alterações Regras 2020/2021

Árbitro assistente reserva: Nos torneios ou competições em que um árbitro assistente reserva é designado, as tarefas e os deveres deste devem cumprir o estipulado nas Regras de Jogo de Futsal. O árbitro assistente de reserva: (este é um quarto árbitro); 

* será designado de acordo com os regulamentos da competição e substituirá o terceiro árbitro, caso um dos árbitros (árbitro principal ou árbitro auxiliar) não possa continuar; 

* ajudará os árbitros em todos os momentos e em todas as tarefas administrativas antes, durante e após o jogo, se solicitado; * Envia um relatório após o jogo às autoridades competentes sobre qualquer conduta imprópria ou qualquer outro incidente que ocorra fora do campo visual dos árbitros e também colabora na elaboração do relatório do jogo;

* tomará nota de todos os incidentes ocorridos antes, durante e após o jogo; 

* também cronometrará o jogo manualmente, se necessário devido algum tipo de incidente; 

* se posicionará de maneira que possa auxiliar os árbitros, fornecendo todos os tipos de informações importantes do jogo.

7 - DURAÇÃO DA PARTIDA

Uma partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e até 15 minutos de intervalo (jogos internacionais). Em geral, o intervalo utilizado é de 10 minutos ou de acordo com o regulamento especifico. O tempo de jogo é marcado com um cronômetro e isso deixa a partida mais dinâmica. As punições possuem algumas semelhanças com o futebol de campo, pelo menos no quesito dos cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo (para advertir o jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso jogo e a equipe infratora permanece por 02 minutos com 01 jogador à menos ou até sofrer um gol do adversário.
a) Para a categoria Adulta, Sub 20 e Sub 17, serão de 40 (quarenta) minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 20 (vinte) minutos;
b) Para a categoria Sub 15, Sub 13 e Sub 11 será de 30 (trinta) minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 15 (quinze) minutos;

c) Para a categoria Sub 09, Sub 07  de 26 (vinte e seis) minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 13 (quinze) minutos;
d) Para as outras categorias, em suas faixas de idade, as entidades estaduais deverão determinar ou homologar a fixação de tempo especial de duração da partida;

TEMPO SUPLEMENTAR 


Quando o regulamento da competição determinar que se jogue 02 (dois) tempos suplementares, para que se conheça um vencedor, estes poderão ser de 03 (três) ou de 05 (cinco) minutos cada um, de acordo com o que estipular o regulamento. 



Alterações Regras 2020/2021

* O cronometrista indicará com um sinal acústico que terminou o tempo de duração de cada um dos dois períodos ou da prorrogação. 

* Considera-se que um período terminou quando o sinal acústico soa, mesmo que os árbitros não tenham sinalizado o fim do período com o apito. 

* Se os árbitros concederam um tiro livre direto a partir da sexta falta acumulativa ou um pênalti antes que um dos períodos terminem, o período terminará após a execução do tiro livre direto sem barreira ou tiro penal. 

Em qualquer um dos casos acima, a jogada será considerada como finalizada quando ocorre um dos seguintes casos: 

- a bola chutada parar de se mover ou sair fora de jogo; 
- a bola seja chutada por outro jogador após a cobrança, incluindo o batedor, exceto o goleiro. 
- os árbitros interrompem o jogo por uma infração cometida pelo batedor ou por um jogador de sua equipe. 

* Somente nas situações descritas acima, um gol marcado de acordo com as Regras 1 e 10 será concedido após o final de um período de jogo, indicado pelo sinal acústico apropriado do cronometrista. 

* Os períodos do jogo não serão prorrogados em nenhum outro caso.

8 - BOLA DE SAÍDA

O árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar o mesmo método.

Alterações Regras 2020/2021

Procedimento na bola de saída e reinício de jogo após um gol. Todos os jogadores, exceto o jogador que faz a reposição de bola, devem estar na sua meia da quadra de jogo. 

Não tem contagem dos quatro segundos. 

A bola está em jogo no momento em que é chutada e se move claramente para qualquer parte da quadra

Será possível marcar um gol direto na equipe adversária com um tiro de início ou reinício de jogo. Se a bola entrar diretamente no gol do batedor, um tiro de canto será concedido ao adversário.

9 - BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO
A bola estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra (a bola é reposta em cobrança lateral, no local mais próxima da jogada, contra a equipe infratora).
A bola estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando tocar nos árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão e permanecer dentro da quadra.

10 - CONTAGEM DE GOLS

Os gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que impedem ou permitem a marcação do gol.

Alterações Regras 2020/2021

Em uma decisão por penalidade ambas as equipes executarão cinco chutes a partir da penalidade, em vez de três. 

* Se, no final do jogo ou da prorrogação e antes da disputa de pênaltis (chutes da marca de penalidade máxima) uma equipe tiver mais jogadores que a equipe adversária, incluindo os substitutos, ela pode optar se deve ou não equiparar à equipe contrária com o mesmo número de jogadores autorizados. Se essa equipe com maior número de jogadores optar por igualar o número de jogadores, deve informar aos árbitros o nome e o número de possíveis jogadores excluídos. 

* Nenhum jogador excluído pode participar das cobranças, (exceto em casos particulares, expulsões, lesões etc.) 

* Se, durante a disputa de pênaltis (chutes da marca de penalidade máxima) uma equipe tiver menos jogadores que a equipe adversária, a equipe com mais jogadores poderá decidir se equipara com o mesmo número de jogadores da equipe adversária; se o fez, deve informar os árbitros o nome e o número dos possíveis jogadores excluídos. Nenhum jogador excluído pode participar da cobrança, (salvo em casos particulares, expulsões, lesões etc.). 

MOVIMENTO DAS METAS 

Deslocamento Os árbitros devem usar as seguintes situações em relação a posição das metas ao longo da linha de meta e a localização das metas. 

Se ambos os postes tocarem na linha de gol, os árbitros devem confirmar o gol, se a bola ultrapassou completamente a linha de gol.

Se considera que a meta foi movida quando pelo menos um dos postes não está tocando na linha de meta.

 - Se um jogador atacante move a trave acidentalmente ou deliberadamente, não se confirma o gol. 

- Se for acidental, o jogo será reiniciado com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando foi paralisado. 

- Se for deliberadamente, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto, do local onde a bola se encontrava quando foi paralisado e o jogador penalizado com cartão amarelo. 

* Caso um jogador defensor, incluindo o goleiro, mova a meta de maneira deliberada ou acidental, antes que a bola ultrapasse a linha de meta entre a posição normal da meta, os árbitros confirmam o gol se:

1. A trave foi movida pela ação deliberada ou acidental de um jogador defensor, incluindo o goleiro. 

2. A bola já foi chutada ou prestes de ser chutada pelo atacante em direção a meta. 

3. A bola havia entrado no gol entre a posição normal das metas. 

SEGURANÇA DAS METAS As metas devem ter um sistema de estabilidade que impeça de cair sobre os jogadores (emborcar) através de algum tipo de fixação. É necessário que as metas tenham um peso adequado na parte posterior que permita que as metas se movam razoavelmente sem estar fixa no solo, para salvaguardar a integridade física dos jogadores participantes. 
11 - IMPEDIMENTO
Não existe a regra de impedimento no futsal.

12 - FALTAS E INCORREÇÕES

Para que uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes aspectos:
  • Ter sido cometida por um jogador em quadra ou reserva;
  • Precisa ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.

As faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre Indireto:

TIRO LIVRE DIRETO

O tiro livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe quando o jogador adversário, de maneira que os arbitros julguem imprudente, temerária ou com uso de força excessiva, apresentar as seguintes atitudes:
  • Dar pontapé, derrubar o jogador do outro time;
  • Bater, cuspir, tentar segurar o adversário;
  • Empurrar o adversário;
  • Oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente;
  • Praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu, a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.

TIRO LIVRE INDIRETO

Será cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
a) o goleiro com a bola em jogo:
• controla a bola com suas mãos dentro de sua área penal ou fica de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 04 (quatro) segundos;
• toca ou controla a bola com suas mãos, dentro da área penal, depois de um companheiro de equipe tenha passado a bola deliberadamente com o pé;
• após haver tocado na bola em qualquer parte da quadra ou arremessando-a com as mãos ou movimentando-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário. O ato de receber a bola de um companheiro na quadra adversária e conduzi-la para sua meia quadra será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro livre indireto. Na quadra de ataque, poderão receber normalmente a bola.
  • Ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
  • Se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto cobrado por um companheiro;
  • Tentar retirar a bola das mãos do goleiro;
  • Prender a bola;
  • Tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
  • Tentar retardar o tempo da partida;
  • Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.
Alteração nas Regras 2020/2021:

Um tiro livre indireto será concedido se um goleiro cometer uma das seguintes infrações:
* Quando as regras nacionais do futsal nas categorias de base proibirem o goleiro de lançar a bola além da linha central, quando isso ocorrer, a equipe do goleiro infrator será penalizada com um tiro livre indireto, sendo a bola colocada na linha divisória da quadra no local mais próximo de onde a bola ultrapassou.
Se considera lançamento do goleiro quando ele domina a bola com as mãos e executa o arremesso intencionalmente com as mãos. Qualquer outra situação que vier acontecer como: defesa parcial, chute com o pé, rebote em qualquer parte do corpo, etc... não é considerada como lançamento. 

Tocar na bola com a mão: Com exceção dos goleiros dentro de sua área penal, um jogador comete uma infração se: 

* tocar na bola de forma intencional com a mão ou braço, inclusive movendo a mão ou braço em direção a bola; 

* recuperar a posse ou controle da bola depois que ela tocar em sua mão ou braço, e em ato contínuo: 
- Marque um gol na equipe adversária; 
- Cria uma oportunidade manifesta de gol no adversário. 

Com exceção dos goleiros dentro de sua área penal, o jogador cometerá uma infração se: 

* tocar na bola com a mão ou braço quando: 
- As mãos ou braços estão posicionados de maneira antinatural e aumentando o volume do corpo; 
- As mãos ou braços estão acima ou além da altura do ombro, a menos que o jogador voluntariamente jogue a bola com outra parte do corpo e, em seguida toque na sua mão ou no braço. 

Essas infrações acima se aplicam mesmo que a bola toque na mão ou braço do jogador depois de bater na cabeça, corpo ou pé de outro jogador que esteja localizado próximo ao primeiro jogador. Exceto nas infrações acima mencionadas, como regra geral, não será considerada uma infração se a bola tocar na mão ou braço de um jogador:

Se vier diretamente da cabeça ou do corpo incluindo o pé do próprio jogador; 
- Se vier diretamente da cabeça ou do corpo incluindo o pé de outro jogador que esteja próximo; 
- Se a mão ou braço estiverem perto do corpo e não estiverem em posição antinatural com o qual é possível ocupar mais espaço; 
- Se o jogador cair e a mão ou braço estiver entre o corpo e o solo para apoiar o corpo, mas não estendido lateralmente ou verticalmente longe do corpo. O goleiro tem as mesmas restrições que qualquer outro jogador em relação a tocar a bola com a mão fora de sua própria área. Se o goleiro tocou a bola com a mão na sua área penal quando não é permitido fazê-lo, um tiro livre indireto será assinalado, mas não haverá qualquer sanção disciplinar. Evitar um gol ou uma oportunidade manifesta e clara de gol: 
Quando um jogador evita um gol ou uma oportunidade manifesta de gol pela equipe adversária ao cometer uma infração de mão, ele deve ser expulso, independentemente de onde isso ocorra. 
Quando um jogador comete uma infração contra um adversário dentro de sua própria área, evitando uma oportunidade manifesta e clara de gol do adversário e o árbitro sinaliza um tiro penal, o infrator só será advertido com cartão amarelo se a infração tiver a intenção de tirar a bola. 
Em outras circunstâncias (por exemplo, agarrar, puxar, empurrar, impossibilitar de jogar a bola etc.), o infrator deve ser expulso. 

Pessoas adicionais na quadra: - Se o jogo foi paralisado por interferência de: Um membro da comissão técnica de uma equipe, jogador substituto ou jogador expulso, que entra na quadra de jogo sem a devida autorização de um dos árbitros e interfere no jogo ou comete uma infração e acaba evitando um gol ou uma oportunidade manifesta de gol da equipe adversária, ele terá cometido uma infração punida com expulsão. O jogo será iniciado com um tiro livre direto do local onde ocorreu a interferência ou tiro penal se ocorreu dentro da área penal do infrator. Se for alguma pessoa ou elemento estranho, o jogo será reiniciado através de bola ao chão. 
No caso de ser uma expulsão de qualquer participante do jogo por evitar a marcação de um gol ou uma situação manifesta de gol, a equipe infratora deve retirar de quadra um jogador. 
Nestes casos os árbitros devem relatar o incidente as autoridades correspondentes. Ao determinar se esse tipo de infração ocorreu, o árbitro deve levar em consideração os seguintes aspectos:

* Distância entre o local onde a infração foi cometida e a meta. 

* Direção do jogo. 

* Probabilidade de manter ou recuperar o controle da bola. 

* Localização e número de jogadores de quadra defensores e o goleiro. 

* E se o gol está ou não está desguarnecido. Considera-se que, se o goleiro estiver à frente de sua meta para defendê-la, não é considerado como uma infração do tipo "evitar uma oportunidade clara e manifesta de gol", mesmo se todas as circunstâncias da infração existirem. 
Se o goleiro cometer uma infração que evita um gol da equipe adversária ou evitar uma oportunidade clara e manifesta de gol, tocando na bola com a mão fora de sua área e quando sua meta está desprotegida ou apenas guardada por um jogador defensor atrás do goleiro, será considerado que o goleiro cometeu uma infração para evitar uma oportunidade clara de gol. 
Se o número de jogadores da equipe atacante for maior que o número de jogadores da equipe defensora, sem incluir o goleiro, que está protegendo a meta, será considerado como uma infração por evitar uma oportunidade clara de gol. 

Reinício do jogo após faltas e conduta incorreta: Se a bola está fora de jogo será reiniciado de acordo com a decisão tomada anteriormente. 
Se a bola estiver em jogo: Se a infração foi cometida por um jogador fora da quadra de jogo contra outro jogador de quadra, um substituto ou um membro da comissão técnica, reiniciará o jogo com um tiro livre indireto ou direto dependendo da intensidade da infração, do ponto da linha de demarcação (linha lateral ou linha de meta), mais próximo do local onde a infração foi cometida. 
Se um jogador tocar a bola com um objeto que ele estava segurando na mão (calçados, caneleiras etc.), o jogo será reiniciado com um tiro livre direto ou um pênalti se ocorre dentro da área do infrator. 
Se a bola estiver em jogo e um jogador reserva ou membro da comissão técnica jogar algum objeto e atrapalha, acertar a bola ou um jogador, o árbitro paralisa o jogo e: 

- Se não era uma oportunidade manifesta de gol, aplica cartão amarelo, reinicia com um tiro livre direto do local onde ocorreu o impacto e anota uma falta acumulativa para a equipe do infrator. 

- Se era uma oportunidade manifesta de gol, aplica cartão vermelho, reinicia com tiro livre direto do local onde ocorreu o impacto, anota uma falta acumulativa para a equipe do infrator e retira um jogador de quadra desta equipe.

SANÇÕES DISCIPLINARES
Os cartões amarelos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
  • Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
  • Quebrar constantemente as regras do jogo;
  • Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
  • Ter conduta antidesportiva;
  • Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;
  • Impedir ou dificultar o reinício da partida;
  • Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
  • Abandonar a partida sem autorização do árbitro;
  • Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol, etc.
Os cartões vermelhos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
  • Apresentar uma conduta violenta;
  • Fizer jogo brusco grave;
  • Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
  • Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
  • Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
  • Cuspir em alguma pessoa durante a partida;
  • Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
  • Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um chute à gol;
  • Um jogador reserva invadir a quadra para reclamar ou atrapalhar a partida.

13 - TIROS LIVRES
Os tiros livres são chutes desferidos, quando acontece a reposição da bola no jogo, devido a paralisação da partida provocada por alguma infração. São classificados em tiro livre direto e indireto.


Alteração nas Regras 2020/2021:

Um jogador adversário deve ser advertido com cartão amarelo por impedir que o cobrador se movimente em direção a bola para cobrar o tiro livre direto sem formação de barreira, mesmo se o infrator estiver mantendo a distância de 5 (cinco) metros. 


14 - PENALIDADE MÁXIMA
Um tiro direto que deve ser cobrado da marca de 6 metros, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola em uma distância mínima de 5 metros. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente. 

Alteração nas Regras 2020/2021:

No momento da cobrança, o goleiro defensor deve ter pelo menos parte de um pé em contato direto ou em cima da linha de meta. A bola estará em jogo no momento em que é chutada para frente e se move claramente. Um jogador adversário deve ser advertido com cartão amarelo por impedir que o cobrador se movimente em direção a bola ao se preparar para cobrar o tiro penal, mesmo se o infrator estiver mantendo a distância de 5 (cinco) metros.

15 - TIRO LATERAL

Alteração nas Regras 2020/2021:

Se concederá um tiro lateral ao adversário do último jogador que tocou a bola antes que ela passe completamente pela linha lateral no chão ou pelo ar, ou quando tocar o teto. 

Não é permitido marcar um gol diretamente de um tiro lateral, para o qual: 

* se a bola entrar na meta do adversário, é concedido um arremesso de meta; 

* se a bola entrar na meta do cobrador, é concedido um tiro de canto. 

Procedimento Ao executar o tiro lateral A bola deve estar imóvel e colocada em cima da linha lateral, no local em que saiu da quadra de jogo ou no ponto mais próximo de onde tocou o teto; 

Todos os adversários devem permanecer a uma distância mínima de 5 m do ponto na linha lateral onde o tiro lateral vai ser executado. A bola estará em jogo no momento em que é chutada com o pé e se move com clareza. 

O tiro lateral deve ser realizado no tempo máximo de 4 (quatro) segundos a partir do momento em que a equipe beneficiada com a posse da bola estiver pronta para a execução ou desde que o árbitro deu o sinal para colocar a bola em jogo.

Se, após a execução do tiro lateral e a bola estiver em jogo, ela sair da quadra pela mesma linha de onde o tiro foi executado sem ser tocado por nenhum outro jogador, será concedido um tiro lateral para a equipe adversária do mesmo local do primeiro tiro. 

Se, durante a execução correta de um tiro lateral, o executor lança voluntariamente a bola contra um adversário com a intenção de jogar novamente, mas não de maneira imprudente, temerária ou usando força excessiva, o árbitro permitirá que o jogo continue. 

O executor do tiro lateral não deve tocar na bola uma segunda vez até que tenha sido tocada por outro jogador. 

O jogador que executa a cobrança do tiro lateral pode pisar fora da quadra, dentro da quadra ou em cima da linha. 

Para a cobrança a bola têm que estar em cima da linha, não pode estar fora ou dentro da quadra. 

16 - ARREMESSO DE META
É considerado arremesso de meta sempre que a bola ultrapassar completamente a linha de meta pelo alto ou solo, excluída a área entre os postes e sob o travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da equipe atacante. O goleiro é exclusivamente o responsável por executar o arremesso de meta, usando somente as mãos e de qualquer parte do ponto da área penal. A bola somente estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha demarcatória da área penal. O goleiro (a) deverá colocar a bola em jogo em até 4 segundos. Após o goleiro realizar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de sua equipe, em sua meia quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.

Alteração Regras 2020/2021

* Quando as regras nacionais do futsal nas categorias de base proíbem o goleiro de lançar a bola além da linha central. Quando isso ocorrer a equipe do goleiro infrator será penalizada com um tiro livre indireto, sendo a bola colocada na linha divisória da quadra no local mais próximo de onde a bola ultrapassou. Esta restrição tem como objetivo promover a criatividade do jogo e o desenvolvimento técnico dos jogadores. As federações estaduais obrigatoriamente deverão informar à CBFS, que fará chegar à FIFA todas as modificações que vierem fazer e os níveis em que serão aplicados, bem como, em particular, os motivos que levaram a aplicar, também podem contribuir com ideias ou estratégias que a FIFA, por sua vez, possa compartilhar para que o futsal continue se desenvolvendo em outras entidades filiadas a ela. 

Procedimento A bola é lançada ou jogada de qualquer ponto de dentro da área penal, pelo goleiro da equipe defensora 

A bola estará em jogo no momento em que é lançada ou jogada e se mova claramente, não precisando a mesma sair da área de meta. 

O arremesso de meta deve ser realizado em um tempo máximo de quatro segundos a partir do momento no qual a equipe de posse da bola estava preparada para execução ou desde que o árbitro deu o sinal para colocar a bola em movimento. 

Os adversários devem permanecer fora da área até que a bola esteja em jogo.
17 - TIRO DE CANTO
Ocorre quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos. Os jogadores adversários deverão respeitar a distância mínima de 05 (cinco) metros da bola.

LEI DA VANTAGEM

Os árbitros devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a obediência às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de uso de apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona como uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação do jogo.


POSIÇÕES/FUNÇÕES DOS JOGADORES:


O FUTSAL apresenta quatro posições principais, que são:


Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar;

Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro;

Alas (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra;

Pivô - movimenta-se no ataque e arma as jogadas e realiza as finalizações em gols.
                                                   
                                                   Fig. 4 - posições dos jogadores.


FUNDAMENTOS DO FUTSAL

PASSE - É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro.
O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte do corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.
Distância: Curto - até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros;
Longo - acima de 10 metros.
Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico.
Execução: Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso.
Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo.
Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico.
DOMÍNIO OU RECEPÇÃO - é a habilidade de recepcionar a bola.
Controle - Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto o domínio trata-se da recepção da bola, o controle se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão (embaixadinhas).
CONDUÇÃO - é a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente. As outras faces para se conduzir são internas e externas. A de frente é ineficaz.
CHUTE: é a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem várias formas de chute).
Trajetória - Rasteira, meia-altura e alta.
Execução/Tipos - Com o dorso ou de peito de pé, de bate - pronto ou semi-voleio, de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura.
CABECEIO - É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta. A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção ao chão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce.
DRIBLE - O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz, é aquele que provoca no outro o desequilíbrio.
FINTA - Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. A finta tem o objetivo de levar a criança a enganar o seu adversário para receber a bola. Outros nomes, dependendo da região do país, são sinônimos de finta: desmarcação, balanço, gato, vai e vem, pique falso.


TÁTICAS
A tática é um sistema de planos de ação possibilidades (alternativas) de tomada de decisão, as quais delimitados pelo tempo-espaço-situação permitem a estruturação e execução de ações motoras que objetivam a prossecução da meta desejada. GRECO (1999).

TREINAMENTO TÁTICO
Caracteriza o tipo de treinamento que tem por objetivo desenvolver, estabilizar e otimizar sistematicamente todas as capacidades e habilidades que são necessárias para o comportamento tático na competição.
TÁTICA INDIVIDUAL: “Diz respeito ao comportamento de um jogador que, através de ações de coordenação neuromuscular, permite interpretar no tempo e no espaço movimentos dirigidos a um objetivo determinado geralmente em concordância com o objetivo do jogo”. EX: - Um atleta defina se dribla ou se passa.
TÁTICA DE GRUPO: “Ação coordenada entre dois ou três jogadores baseada nas intervenções individuais que objetiva fundamentalmente a continuidade da ação conforme o conceito tático geral do jogo e o objetivo final do mesmo”. EX: Tabelas, bloqueios e cruzamentos
TÁTICA COLETIVA: “É a sucessão simultânea de ações de três ou mais jogadores em forma de conceitos conforme um determinado plano de ação”. Exemplos de orientações táticas coletivas: - Marcação por zona.

SISTEMAS DEFENSIVOS Quanto ao tipo:
MARCAÇÃO INDIVIDUAL - este tipo de marcação não se preocupa diretamente com a bola e sim com o adversário. Cada jogador marca um oponente, não havendo trocas de marcação como na marcação por zona. É geralmente empregada pelas equipes de alto nível, por ser considerada mais eficiente, mesmo sendo difícil de realizar pois exige dos jogadores grande esforço físico e mental.
MARCAÇÃO POR ZONA - a característica básica neste tipo de marcação, é a preocupação com a bola e a ocupação dos espaços por onde a bola pode ser lançada. Todas os jogadores devem se posicionar atrás da linha da bola e sempre há um apoio ao companheiro que marca a bola. Ela exige uma boa comunicação entre os jogadores, mas tem a vantagem de ser um esquema menos desgastante, pois possibilita a cobertura a um companheiro batido.
MARCAÇÃO MISTA - caracteriza-se pela combinação da marcação individual com a marcação por zona ou vice-versa. Aplicável em determinadas situações específicas do jogo (escanteios, laterais, cruzamentos, bloqueios, etc) e requer um maior nível de tomada de decisão, além do entrosamento da equipe.

SISTEMAS TÁTICOS
Podemos definir como sistema tático a posição de uma equipe, antes do início de uma partida, depois de um tiro de meta adversário e em situações de ocupação racional do campo. Fundamentos dos Sistemas Táticos. Correta ocupação do terreno. Correto equilíbrio entre as linhas. Transformação rápida e racional da relação ataque e defesa. (Balanço defensivo e Contra ataque. )

                                           Fig 5 -   Algumas táticas do Futsal.

SISTEMA DE ATAQUE 2-2
Consiste em 2 jogadores na meia quadra defensiva e outros 2 na ofensiva. É o sistema mais utilizado em faixas etárias menores, devido ao baixo nível de complexidade e facilidade de execução.


SISTEMA DE ATAQUE 2-1-1
Variação do sistema 2 x 2, porém com 2 jogadores na meia quadra defensiva, um terceiro na altura da linha central próximo à lateral e o quarto na meia quadra ofensiva próximo à área adversária. Simples e utilizado também em faixas etárias menores.


SISTEMA DE ATAQUE 3-1
Consiste em 3 jogadores na meia quadra defensiva (fixo e alas) e o pivô na ofensiva. É um sistema com um nível de complexidade maior, visto as possibilidades de movimentações e ações dos jogadores envolvidos.


SISTEMA DE ATAQUE 1-3
Consiste em 3 jogadores na meia quadra ofensiva, procurando atrair a marcação dos jogadores adversários, criando espaços para que o jogador mais recuado possa efetuar o drible em seu marcador e criar uma situação de superioridade numérica. Usado em situações extremas devido ao grande risco.


SISTEMA DE ATAQUE 4-0
Considerado o sistema de jogo mais moderno. Sua disposição inicial é formada por quatro jogadores em linha na meia quadra defensiva. Caracteriza-se pelo aproveitamento do espaço defensivo deixado pelo adversário. É muito válido para combater equipes que marcam sobre pressão.


SISTEMA DE ATAQUE 1-2-2
Sistema utilizado quando a equipe conta com um goleiro que trabalha bem com os pés. Visa criar uma superioridade numérica objetivando a finalização ao gol ou apenas melhorar a posse de bola.

Vídeo no youtube explicando de maneira bem didatica as regras, atualizadas.


https://www.youtube.com/watch?v=JechRKW8ALk&fbclid=IwAR19r0fc44DOlXYZa6iTsKAzb1wmMnwK5G3bR2uVoZp2T6SUdVvk9YOksmo




BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO FUTSAL:

Vejamos alguns benefícios da prática de futsal e esportes em geral:

As atividades físicas submetem amplos grupos musculares à boa saúde como: capacidade aeróbica, flexibilidade, resistência muscular localizada e equilíbrio. Pessoas que praticam futsal possuem resistência muscular localizada e aeróbica; os índices de massa corporal também são mais favoráveis à saúde física, pois estão mais distantes do sobrepeso.
Logo, o desenvolvimento da resistência muscular e o condicionamento cardiovascular são alguns benefícios de quem exercita o futsal. Ele até instiga o raciocínio acelerado e aflige a cognição dos atletas. Como toda atividade física, a prática do futsal mesmo tem outros benefícios. Cresce e melhora o metabolismo, os sistemas cardíaco, respiratório e cardiovascular e ocasiona avanço à saúde quando postado de maneira correta e apropriada a cada faixa etária. O esporte é uma maneira de mostrar para as crianças e adolescentes as adequadas ocasiões que o esporte e a vida podem proporcionar.
O futsal auxilia no funcionamento de diversos sistemas do corpo, como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e respiratório. Além disso, reduz riscos de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.

Além disso, é importante não esquecer de hidratar o corpo antes, durante e depois da prática de futsal. Alongamentos no início e no término da prática também são essenciais para os atletas, bem como a utilização de roupas e calçados adequados.

Resumindo, a simples prática do futsal pode nos trazer alguns destes benefícios relacionados a seguir:

* fazer amigos e a ingressar na sociedade;
* aprender e a seguir regras;
* superação da timidez ou vergonha;
* frear os seus impulsos e ansiedade;
* ser mais colaborador (a) e menos individualista ou egoísta;
* reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela;
* melhoria da coordenação motora;
* crescimento físico e emocional;
* correção de possíveis defeitos físicos;
* potencializar bons hábitos;
* domínio dos movimentos;
* estimular a sua saúde e higiene;
* ter responsabilidades e compromissos.
* desenvolver-se com o trabalho individual e em equipe.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As regras completas e suas atualizações, disponíveis no site da Confederação Brasileira de Futsal, CBFS.

Livro de regras de FUTSAL, site CBFS.

Acesse o link acima e terá disponível o

LIVRO NACIONAL DE REGRAS 2020/2021

Site da Federação Mineira de Futsal:


Site da FIFA,


Sugestões ou dúvidas, acessem o espaço disponível no blog para a interação.


Regras do Futsal 

Professor Flávio Azevedo - @flavinhoazevedo 

atualizado em 27/062020 com as devidas mudanças nas regras 2020/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e esteja livre em dar sua opinião!